sexta-feira, 3 de abril de 2009

O futuro ligado ao Ensino Técnico

Entre as dez profissões no âmbito da indústria que apresentam os maiores índices de perspectivas profissionais, ou seja, são tidas como as Profissões do Futuro, seis são de ensino técnico.

A informação é da pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira - 2015", realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), em 2007. Participaram 416 empresas industriais brasileiras que, atualmente, empregam um contingente de 495.940 trabalhadores.

Dessa forma, cresce cada vez mais o debate sobre a ampliação da oferta do Sistema S. O governador José Serra (PSDB) sancionou, por exemplo, na última quarta (13/5) o projeto de lei que cria o plano de carreira para os professores e funcionários do Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pela administração das Etecs (escolas técnicas) e Fatecs (faculdades de tecnologia).

As profissões do futuro são: Tecnologia e computação, biologia e evolução, ética, meio ambiente. São profissões que lidam com desafios éticos, humanos, sociais, culturais e ambientais, como as capazes de harmonizar culturas e as relacionadas à manipulação do código genético.

No caso dos novos cursos da UFMG, implantados a partir do Vestibular 2009 por meio do Reuni, seguem essas projeções os de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Aquacultura, por exemplo.

Segundo um professor especialista: “A figura do gestor das águas estará bastante presente em um futuro próximo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário